ROCKAMOVYA: ROCKAMOVYA

wazagoo

Mais uma dos californianos, tá parecendo que estamos aqui pagando pau pra gringo, mas o que é realmente bom merece respeito e notoriedade. Dessa vez, o vocalista do Groundation, Harrison Stafford, chamou o baterista jamaicano Leroy Wallace, protagonista do clássico "The Rockers", e o Will Bernard, o mais aclamado guitarrista da cena New-Jazz americana, para "fazer um som". Também participam do projeto mais dois integrantes do Groundation, o tecladista Marcos Urani e o baixista Ryan Newman. O nome "Rockamovya" veio com Leroy Wallace, eram os velhos galpões jamaicanos onde rolavam as "reggae parties". A ideia é resgatar o poder e a união que a música carrega, levar isso independentemente do tempo, fazendo imperá-las "hoje" da mesma forma que "ontem".

Leroy "Horsemouth" Wallace é de altíssimo nível, vasto currículo, remanescente da nata jamaicana. No filme "Rockers" de Ted Bafaloukos, contracenou ao lado de ícones como Jacob Miller, Ras Michael, Gregory Isaacs, Robbie Shakespeare, Joe Gibbs e Big Youth, dentre vários dos melhores músicos da época. Este clássico de 1978, completou 30 anos com status de "Obra-prima Cinematográfico do Reggae". (Baixem o filme aqui!)

Harrison Stafford, por sua vez, já se firma como o melhor (pelo menos pra mim) ou como um dos melhores nomes que demarcaram seu território na era pós 2000. Sem dúvida o cara está no topo, junto ao Groundation, misturando reggae com jazz, já conquistaram todos os quatro cantos da Terra.

Will Bernard, foi consagrado no TJ Kirk, projeto que tinha com seu amigo Charlie Hunter (outro alienígena das guitarras) e que em 1997 foi nomeado ao Grammy. E essa foi só a primeira vez, recentemente foi nomeado ao Grammy de 2008 com o álbum Party Hats, que conta com participações de Ryan Newman e Paul Spina do Groundation.

Justiça seja feita, o resultado é impecável, não fica devendo em nenhum quesito: força, harmonia, precisão, mensagem, sonoridade, vibração, psicodelia ... Enfim, eu diria que esta pedrada, ou melhor, esta rajada de pedregulhos é para chegar inusitado como um relâmpago em um céu atento, primeiro a instantânea claridade depois a profusão da trovoada! É o reggae mergulhado na sopa instrumental do jazz? Ou seria o jazz enraizado na terra fértil do reggae? Ou então será o jazz paralelo ao reggae no plano experimental do dub? Na totalidade do som, o reggae tem presença maciça, mas soa inovador e tem o frescor do incomparável. Tudo isso devido nossa diversidade musical ilimitada junto a tal criatividade consensual avaliada. Ouçam, é emocionante!



Dê o play, macacos!
"[2008] Rockamovya"

1. Rockamovya - Take the Night (5:56)
2. Rockamovya - Ya Better Rally (5:11)
3. Rockamovya - The Bounty (5:49)
4. Rockamovya - Warrior Sound (6:57)
5. Rockamovya - Battling Within (5:12)
6. Rockamovya - Red Rose (7:09)
7. Rockamovya - Coolin' I (8:03)
8. Rockamovya - Brown Fish Stew (4:50)
9. Rockamovya - Rock In Place (5:26)
10. Rockamovya - Horse Dance (6:04)

*NOTA: Fica aqui um agradecimento especial a um brother das antigas, Mano "Preto" Agnelo, que me indicou essa pérola, e não só. Grande irmão conhecedor da cultura alternativa, sempre envolvido no mundo do reggae em Londrina, onde, talvez por esses, o movimento é forte!

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.