BRASILINTIME: BATUCADA COM DISCOS

wazagoo

Antes de mais nada devo frisar (e comemorar) que este inaugura nossa "sessão +exclusividade" da Oficina de Macacos. Brasilintime você só vai encontrar aqui! Isto se dá pela raridade que se tornou este documentário. Tente achar alguma loja brasileira - virtual ou não - que tenha em estoque este DVD, simplesmente não existe. No máximo irá achar em grandes sites e-commerce gringos, pagando a suave facada em libras ou euros. Para que não fiquemos a mercê da logística voltada ao lucro, sem nenhum esforço para ser disseminado em massa, fizemos um puta corre e podemos agora com enorme prazer disponibilizar para todos macacos que por aqui passarem. Sem sombra de dúvida, representando o slogan do blog, esta é uma "raridade para download"...

Neste documentário, o profundo conhecedor da música Madlib pode ser encontrado em estado de espírito inventivo e aparentemente ilimitado. Este, é acompanhado de sua trupe, e ao longo de cerca de duas horas e quinze minutos vemos sobressair neste documentário uma mistura no âmbito da música e da própria vida. Batucada com Discos é o registro de um momento histórico da música. O projeto proporcionou em São Paulo, no ano de 2002, um encontro inédito entre os bateristas brasileiros Ivan "Mamão" Conti, João Parahyba, Wilson das Neves e as lendas americanas das baquetas Derf Reklaw, Paul Humphrey e James Gadson. Enriquecido ainda pela participação dos DJs de hip-hop, Nuts (Brasil), Babu (EUA), Jrocc (EUA), Cut Chemist (EUA) e o próprio Madlib (EUA) - cuja formação musical foi influenciada por estes mestres da velha guarda.

Desde o título percebemos que a música brasileira tem presença notável, mas a proposta vai além. Acima disso tudo jaz o ímpeto de fazer música, e conversar através da música. As barreiras da língua são muito menores e transponíveis se comparadas ao complexo universo da linguagem musical, que é onde toma espaço o encontro. Além disso é interessante ver a música atuando como esmagadora das diferenças sócio-culturais e mesmo musicais quando assistimos este documentário e vemos como as coisas são propostas. Um documentário imperdível. Respeito e admiração aos verdadeiros arquitetos da música!

"Um dos fatos mais surpreendentes presentes neste esmerado documentário é o contraste formal dos ritmos característicos entre Brasil e EUA. De um lado, têm-se o samba, e do outro têm-se os chamados 'trainwrecks'. Do country ao jazz, têm-se nos ritmos norte-americanos a tendência de fluir em vias de uma marcação rítmica simples, predominantemente o 4/4, sendo que, o tempo '1' tende a ser certamente marcado. Agora jogue dois beats juntos, de modo que prevaleça um confronto na marcação temporal e estes não se misturem. Aí está o que entende-se por trainwreck. No entanto a música brasileira, o samba em particular, tende a respeitar um exclusivo padrão rítmico. Uma vez estabelecidos, os elementos rítmicos podem ser sobrepostos por tempo indeterminado sem que se estrague o groove. Quando recoberta por grandes bateristas ou mixada por grandes DJs, a polirritmia não produz cacofonia, mas sim uma tensão rítmica que impulsiona a batida adiante. Brasilintime evoca um sentimento extraordinário no aspecto do intercâmbio rítmico, seja quando este toma como palco uma loja de instrumentos, onde bateristas americanos confrontam com uma galeria infindável de brasileiros 'fazedores de barulho', ou em uma conversa noturna entre bateras e DJs extasiando os ânimos locais, ou viajando entre continentes e décadas através do legado dos bolachões. Como num mix de Madlib, as cadeias da influência são imprevisíveis, mas perfeitas.." ~Brain McCain no encarte do DVD


Dê o play, macaco!
"[2007] Brasilintime"


Label: Mochilla
Format: 2 x DVD, DVD-Video, NTSC
Country: USA
Released: 2007
Genre: Electronic, Hip Hop, Latin, Non-Music
Style: Instrumental, Cut-up/DJ, Samba

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.