CYMANDE: DISCOGRAFIA (PARTE 1)

wazagoo

Dêmos, então, continuidade à mais uma saga sonora em nossa Oficina. Desta vez, retomamos laboriosamente a busca dos mais raros e preciosos funks da América Central. Semanas atrás iniciamos tal missão apresentando o trabalho da banda "The Beginning Of The End" - pós-graduada em "funk'n'roll psicodélico". Com mais este, atingiremos a nata interessada nos mistérios experimentais da música-negra. Os piratas responsáveis pela promoção do gênero são trazidos pelo navio sombrio apelidado Cymande. Músicos em sua maioria nascidos na Jamaica, formados e amparados pela cultura mulrifacetada de Londres. Não se limitam apenas aos ataques e repentes do Funk convencional, extrapolam também com os mais sutis ramalhetes harmônicos do Soul americano.

O termo encarnado "Cymande" significa, no linguajar calypso, a relação entre "paz e amor". O nome retrato bem os intentos e almejos da banda. O resultado reforça a tese e faz de sua sonoridade o argumento mais letal. Certos elementos definem o grau de envolvimento da banda com sua musica. Paixão e fúria, tranquilidade e euforia são ambientadas até mesmo nas mais intensas canções. Noutras, a sagacidade tribal percussiva é que entra na roda e toma atenção do espectador!

Para que provem da mais rica culinária deste tal "funk caribenho", serviremos in-natura os três primeiros discos deste combo bretão-jamaicano, passando por '72, '73 e '74. O peso fidedigno ao som é concebido através da osmose musical-afetiva entre os engenheiros e sua obra. A entrega incondicional, juntamente com o talento individual para fazer música, carrega Cymande à perfis altíssimos. Trombone, trompete, sax, flautas e vocais maravilhosos enveredam este sertão. Já na cozinha, percussão e cordas dão liberdade e sustância, deixando que todo e resto flua bem. O combo Cymande, além de beber do funk, repassa receitas infalíveis de jazz, soul, afro-beat e nyahbinghi drums!

Cuidado, contém traços piamente misteriosos em sua música. Misteriosos como os mares do caribe, repleto de crenças e lendas que vão de aparições no triangulo da Bermuda aos mais periféricos terreiros guianeses. Assim é Cymande, a miscelânea entre conceitos sonoros, religiosos, sociais e filosóficos. Daqueles que, acelerando a mente ou congelando a alma, vão conquistando de grego a troianos. Mais uma banda que toma a cena black de assalto após décadas sob densa poeira. Com a internet e suas ramificações, hoje este tipo de material é alvo de grandes garimpeiros da boa música - a mando de espertas gravadoras ou amando de seu próprio coração leviano. Assim como diversas obras a frente de seu tempo, tornaram-se relíquias mais valorizadas hoje que ontem!

"Um dos grupos mais subestimados do funk ao início dos anos 70, Cymande concebeu três grandes álbuns na primeira metade da década em questão. Apresentam os nove (nove!) membros da banda em perfeita sintonia, misturando funk de altíssimo nível à influências rastafari, afro-beat e soul-jazz. Todas as faixas em "Cymande" parecem conter uma mensagem social, como a liberação dos direitos das mulheres, a paz, os direitos dos negros. Absolutamente sensacional!" ~adaptado do blog-irmão Original Pinheiros Style



Dê o play, macaco!
Download | Discogs | Facebook

1. Cymande - Zion I (3:30)
2. Cymande - One More (3:05)
3. Cymande - Getting It Back (4:18)
4. Cymande - Listen (4:40)
5. Cymande - Rickshaw (5:54)
6. Cymande - Dove (10:54)
7. Cymande - Bra (5:06)
8. Cymande - The Message (4:20)
9. Cymande - Rastafarian Folk Song (3:10)

###



Dê o play, macaco!
Download | Discogs | Facebook

1. Cymande - Anthracite (5:33)
2. Cymande - Willy's Headache (4:51)
3. Cymande - Genevieve (3:14)
4. Cymande - Trevorgus (3:24)
5. Cymande - To You (3:32)
6. Cymande - For Baby Ooh (2:16)
7. Cymande - Fug (4:25)
8. Cymande - Crawshay (4:22)

###



Dê o play, macaco!
Download | Discogs | Facebook

1. Cymande - Pon De Dungle (3:42)
2. Cymande - Equatorial Forest (3:37)
3. Cymande - Brothers On The Slide (4:11)
4. Cymande - Changes (6:11)
5. Cymande - Breezemen (3:04)
6. Cymande - Promised Heights (6:13)
7. Cymande - Losin' Ground (4:25)
8. Cymande - Leavert (3:25)
9. Cymande - The Recluse (5:51)
10. Cymande - Sheshamani (3:59)
11. Cymande - Our Love (Will Really Get Going) (3:25)

~integrantes:
Vocals, Percussion – Joey Dee, Ray King
Bass – Steve Scipio
Congas – Pablo Gonsales
Drums – Sam Kelly
Guitar – Patrick Patterson
Producer – John Schroeder
Saxophone [Alto], Flute, Bongos – Mike Rose
Saxophone [Alto], Saxophone [Soprano] – Derek Gibbs
Saxophone [Tenor] – Peter Serreo

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.