THE SHAOLIN AFRONAUTS: QUEST UNDER CAPRICORN

wazagoo

Pegue rapidamente um papel e anote uma receita: um tanto bom de Mulatu Astatke; algumas toadas de Tony Allen; um xilofone inteiro com casca; algumas fatias de flautas, oboés e trompetes; e o mais pesado sax-barítono que encontrar. Como este prato é típico da Austrália, acrescente também um canguru maduro e uma xícara de suor maori (opcional). Para dar liga coloque todos esses ingredientes dentro de 18 cérebros habilidosos de músicos altamente entrosados. Sinta-se à vontade para finalizar o prato com a áurea sonora do Ethio-Jazz da safra de 1970. Achou tudo isso demais para seu estômago? Ao menos aos seus ouvidos jamais será. Assim, em meio a loucura generalizada inespecífica, ecoa o som dos Shaolin Afronauts!

Um som que não deve explicação, nem mesmo ser explicado. Talvez por isso a embriaguez de tal receita. O que menos deve ser buscado aqui é alguma banalidade ou obviedade. Ross McHenry, líder da banda, consegue tecer as improbabilidades citadas anteriormente em sua música. Ross conta, neste álbum, com o talento de mais 17 cabeças no total. Pode parecer misterioso demais, e que assim seja. Mistérios cercam (eu cravo que sempre irá cercar) o trabalho dos Afronauts. tanto por sua sonoridade quanto na concepção gráfica e performances mascaradas. "Quest Under Capricorn", de 2012, apresenta passagens tranquilas, estados pre-meditativos, que logo tornam-se promíscuos, intensos e inesperados.

Sem tantas anarquias sonoras, vibram mais perto do High-life - gênero creditado ao oeste africano que carrega a improvisação em sua bandeira - do que do próprio Free-jazz - excêntrico e desenfreado. "Falando em jazz", muitas críticas rendidas à esse disco usam o termo Avant-garde Jazz. Pode ser. Um jazz retro-futurista então? Talvez. Mas sua fundação deve-se, inevitavelmente, ao desempenho histórico de laboratórios africanos quadragenários. Sim, de lá dos anos 60. Psicodelia, futurismo, progressividade, liberdade e boas referências denotam o mais fantástico trabalho dos Shaolin Afronauts. Aprecie o prato por completo e alimente bem seu acervo musical!


Dê o play, macaco!
"[2012] Quest Under Capricorn"
link alternativo

1. The Shaolin Afronauts - Brooklyn (3:33)
2. The Shaolin Afronauts - Gayanamede Prelude (1:16)
3. The Shaolin Afronauts - Winds Across Gayanamede (5:04)
4. The Shaolin Afronauts - Los Angeles (5:47)
5. The Shaolin Afronauts - Quest Under Capricorn (7:33)
6. The Shaolin Afronauts - End Of A Sun (8:22)
7. The Shaolin Afronauts - Amhara (5:17)
8. The Shaolin Afronauts - Voyage Prelude (1:32)
9. The Shaolin Afronauts - Voyage (4:23)
10. The Shaolin Afronauts - Forests Of Io (5:26)
11. The Shaolin Afronauts - Saturn's Dance (3:42)


 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.